#wd097 - Jim Beam Black Extra Aged

Jim Beam Black Extra Aged, também conhecido como JB Black, ou, irmão mais novo do White Label. Um bourbon maturado de fácil degustação.

A destilaria Beam foi fundada em 1795 pelo fazendeiro Jacob Beam, no nome original Old Jake Beam. Ela existiu durante todos estes anos, desde então, sob controle familiar. Hoje em dia faz parte do conglomerado Beam-Suntory.

No século 19, com a chegada de cada vez mais novos navios mercantes, o bourbon começou a ser bastante procurado e passou a ser exportado. Devido à sua grande procura, o produto passou a sofrer com a falta de barris para armazenagem. Passaram, então, precisar a utilizar barris que contiveram até (pasmem) vinagre e peixes! Para se eliminar o cheiro residual destes barris, foi inventado o processo de torra do barril. A partir daí descobriu-se que, além de eliminar o cheiro nada agradável dos velhos barris, este processo de acentuava o gosto de baunilha e caramelo dos barris de carvalho americano, características bastante marcantes nos bourbon.

A Jim Beam também se preocupa com a fermentação de seu mosto. A levedura utilizada é da mesma linhagem deste o final da Lei Seca. Sua disposição e armazenamento são cuidados com muito carinho pela destilaria.

O Extra Aged era o antecessor Black Label 8 anos, que havia mudado de nome para Double Aged. É um Kentucky Straight Bourbon envelhecido por mais tempo, mais maturado, que seu irmão mais novo, o Original. Suas receitas são as mesmas. É um whiskey mais marcante, devido sua graduação alcoólica mais alta, adocicado de caramelo e baunilha. Um bom custo-benefício, no final das contas.

Kentucky Straight Bourbon, mínimo 4 anos, 43% Vol.
Região, Clermont, Kentucky, EUA.

Cor; dourado, com provável adição de corante.
Aroma; doce, defumado, caramelo, baunilha e milho americano.
Paladar; doce, defumado, caramelo, baunilha e milho americano. A partir da segunda degustação é mais fácil de perceber a picância e forte presença da baunilha.
Finalização; média.

Compraria novamente? Dificilmente.
Onde encontrei? Grandes mercados e internet.
Preço: $$

Recomenda? Para iniciantes e quem deseja experimentar um bourbon mais maturado.

Harmonização: Amendoim.

Nota final: +70

E aí, já experimentou este Whiskey? Comenta abaixo!

Se você já conhece este clássico, que tal experimentar outro como o Maker's Mark?

#whiskydescomplicado

Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?

Whisky: Tipos de Whiskies