#wd100 - Matsui The Tottori Blended Japanese Whisky

Matsui The Tottori, meu primeiro whisky japonês, e, por ser primeiro, dificilmente será esquecido. Uma definição para ele em uma palavra; exótico.

The Tottori é o nome dado à Prefeitura próxima ao Monte Daisen, na ilha de Honshu, e é onde está localizada a cidade de Kurayoshi, que dá o nome da destilaria fabricante deste blend japonês. Segundo informações no site da destilaria, Kurayoshi significa "A vida é boa". A Matsui Whisky, fundada em 1910, é bem pequena e produtora independente de diversos tipos de destilados, de bons saquês até single malts. Recentemente ganhou prêmio de melhor Blended Malt Whisky japonês com suas expressões de 12 e de 18 anos, da World Whiskies Awards 2021.

O Matsui The Tottori é um whisky produzido feito de grãos e de cevada maltada, classificando-se em um Blended Japanese Whisky. A destilaria importa destilados maltados da Escócia para incorporar ao seu Blend. Este whisky é envelhecido em barris de carvalho americano branco, por um tempo desconhecido, visto que as regras para produção e maturação de whiskies no Japão são um pouco diferentes dos conhecidos Scots e Bourbons. É possível dizer que ele é um NAS, por não apresentar nenhuma declaração de idade neste destilado.

Segundo a Matsui Whisky, seu diferencial é a pureza da água utilizada para fazer seus destilados; uma água proveniente das montanhas, que permite que seu whisky seja de maior apreciação pelos consumidores. É possível entender que a qualidade do seu whisky é elevada porque todos os seus whiskies não passam por filtragem gelada, não tem adição de corante de caramelo e não tem ABV inferior a 43%.
Blended Japanese Whisky, NAS, 43% Vol.
Região, Prefeitura de Tottori, Honshu, Japão

Cor; levíssimo dourado, natural do barril.
Aroma; doce, bastante banana.
Paladar; doce, baunilha, banana e apimentado. A partir da segunda degustação é mais fácil de perceber a picância, presença alcoólica e forte presença da banana.
Finalização; curta.

Compraria novamente? Sim.
Onde encontrei? Duty Free.
Preço: $$$$$

Recomenda? Apesar do custo-benefício não ser atraente, sim é um whisky a ser recomendado pela sua excentricidade. 

Harmonização: Frutos do mar, azeitonas pretas, tortas doces com banana. Evite salames e comidas que contenham pimenta.

Nota final: +70

E aí, já experimentou este Whiskey? Comenta abaixo!

Se você já conhece este clássico, que tal experimentar outro como o Toki?

#singlemaltwhisky 
#whiskydescomplicado 

Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?

Whisky: Tipos de Whiskies