#wd121 - Whiskies, Queijos e Nossas Experiências

E hoje, neste último post da série sobre harmonizações de uísques com queijos, escrevo sobre os queridinhos de muitos seguidores da página, Camembert, Brie, Gruyère e os Defumados.

Camembert e Brie são queijos fabricados com leite de vaca, possuem uma casca não muito dura e aveludada, geralmente branquinha, uma pasta mole em seu miolo, sabor intenso, leve picância e textura bem suave. O Camembert se assemelha mais à notas terrosas e de cogumelos, enquanto o Brie, sabores mais amanteigados. Uma dica aqui para harmonização são uísques de destilados mais oleosos e pesados, como um bom Macallan ou mesmo um turfado não-medicinal, com turfa mais terrosa. Aqui, o Highland Park 12 Anos se destacou, levando em consideração o consumo do queijo com tomate seco ou tomate confitado. 

Queijos secos e duros como o Grana, Parmesão e Montanhês, seja ele argentino ou uruguaio, apresentam estrutura granular, leve picância e textura quebradiça. Na gastronomia é muito utilizado no preparo de massas e acompanha um bom vinho italiano, geralmente de característica mais tânica. Com isso, o recomendado aqui das nossas experiências, e como unanimidade, harmonizou com whiskies Spyeside, Highland e até os Islay mais turfados. Vale a dica de quanto mais influência de vinho o whisky tiver recebido, melhor a harmonização com esta categoria de queijos. Destaque especial para o Loch Lomond Inchmurrin, Madeira Cask, na hramonização com o Parmesão Uruguaio. Já o Highland Park, tanto o 12 anos quanto o Spirit of the Bear, harmonização com primazia com o queijo Montanhês.

Os semimoles, com destaque para Gouda, Emmental e Gruyère, este último cuja origem ainda muito debatida porém se sabe que é de origem Alpina, são levemente duros em sua casca e corpo, sabor ligeiríssimo de castanhas e nozes, apresenta sal e leve picância. Os vinhos indicados para esta categoria são os vinhos tinto secos encorpados. Aqui os turfados de Islay não foram os grandes agraciados, mesmo os salgados. Uma idéia para esta categoria de queijo, já de experiências passadas, é saboreá-lo com Talisker 10 Anos.

Não há uma unânimidade na harmonização destes queijos descritos nesta série de post, que são finos e muito apreciados por todo o mundo. Ao leitor, entenda como uma pequena sugestão testada neste vasto campo de harmonização gastronômica e ainda pouco explorada. Eu ainda estou na busca do uísque ideal para harmonizar com os queijos!

E aí, gostaram das sugestões de harmonização Queijos e Whiskies? Espero ter contribuído com seu aprendizado e espero que a sua experiência com seu uísque ou queijo favorito seja aprimorada! 

Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?

Whisky: Tipos de Whiskies