#wd122 - Chivas Regal 12 Anos

Chivas Regal 12 Anos, Blended Scotch Whisky, o conhecido por todos. Mesmo os menos conhecedores de whisky, provavelmente, já degustaram esta expressão dos irmãos Chivas. Um clássico do mundo dos destilados, o 12 Anos é o mais conhecido whisky desta destilaria.
A Chivas Brothers foi fundada pelos irmãos James e John Chivas, em Aberdeen, Escócia. Eles começaram em uma mercearia, da mesma forma que outros ícones da história do whisky, no início do século 19 com a mistura de uísques que eles comerciavam. Embaixo da sua loja, maturavam seus Blends, fazendo experimentos e buscando suavidade e  a melhor qualidade para seu whisky. O seu sucesso foi tanto que em 1843 a Chivas conseguiu uma Autorização Real, e passou a fornecer sua bebida para a Coroa Britânica.
O auge da destilaria foi no início do século XX. Mesmo com o falecimento de ambos da família Chivas, a destilaria foi dirigida pelo seus Master Blenders, um deles Alexander Smith. Junto com Charles Howard eles criaram o famoso Chivas 25 Anos e o lançaram em Nova Iorque em 1909. A partir deste feito, a Chivas passou a ser conhecida mundialmente pela qualidade de seus Blends.
O 12 anos foi criado no início dos anos 1900, mas, devido à Proibição, passou a ser comercializado em 1938. Por sua suavidade e notas florais, ficou muito famoso e até hoje é a expressão mais consumida da destilaria. É um Blend super leve e floral, composto de single malts provenientes da Strathisla, bem como whiskies de outros grãos. A destilaria não informa a composição de cada um destes maltes e grãos, porém, para os mais experientes, é muito ligeiramente perceptível a presença de single malts da Longmorn, assim como no seu irmão mais velho, o 18 Anos. Sua suavidade não deixa transparecer o álccol, bem como o amargo do caramelo em excesso, ou mesmo um queimado devido processo de secagem do malte.
Blended Scotch Whisky, 12 anos, 40 %Vol.
Região, Speyside, Escócia.
Cor: dourado, presença de caramelo pode indicar corante na composição.
Aroma: doce, açúcar, caramelo.
Paladar: doce e caramelo, levíssimo queimado, frutas secas, mel, leve baunilha. Após a segunda degustação sente-se presença maior do açúcar e baunilha.
Finalização: curta.

Compraria novamente? Sim. É um bom Blend.
Onde encontrei? Grandes mercados, Internet.
Preço: $$

Recomenda? Se você gosta de Blends não-defumados, creio que ele seja o melhor 12 anos do mercado.

Harmonização: Amendoim, azeitonas, chocolate meio-amargo. A destilaria recomenda harmonizá-lo com peixe, como o robalo, por exemplo.

Nota final: +70

E aí, já experimentou este Whisky? Comenta abaixo!

#whiskydescomplicado 

Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?

Whisky: Tipos de Whiskies