#wd126 - Glenfarclas 105 Cask Strength


Glenfarclas 105 Cask Strength, meu primeiro Cask Strength. Em uma palavra; arrebatador.

Por volta do fim do século 18, sem muita exatidão, a destilaria do Vale do Gramado Verde (Glenfarclas) já operava. Ela passou por muitos donos até que em 1865 John Grant a comprou. John era um fazendeiro que procurava usufruir das terras para este propósito. Desde então, por mais de 6 gerações, a destilaria é gerenciada pela família Grant.

Desde a fundação da destilaria Glenfarclas-Glenlivet em 1890 a produção foi aumentando, bem como seu consumo de uísques, até aproximadamente 1950. Na próxima década, porém, a destilaria enfrentou uma crise na produção de seus Blends, devido falta de matéria-prima, e perdeu importantes clientes. George Grant tomou a importante decisão de maturar por mais tempo seus uísques e focar em Single Malts. Com essa mudança de estratégia, surgiu a ideia de comercializar os seus uísques direto do barril, sem adição de água. Foi aí que a Glenfarclas inventou, em 1968, o estilo Cask Strength.

Cask Strength são os uísques em que não se adiciona água para sua diluição, ou seja, o percentual de álcool na sua composição será quase igual ao que foi armazenado logo após a sua destilação. O efeito disso é poder produzir um uísque cujo sabor é muito acentuado, tanto do destilado, quanto do barril utilizado para maturação. A ideia de um Cask Strength é proporcionar ao degustador o sabor da destilaria sem ele precisar se deslocar até lá.

O 105 foi maturado em barris de carvalho europeu que contiveram vinho Xerez tipo Oloroso. A destilaria utiliza muito barris que contiveram Xerez, porém não é possível saber a proporção do Sherry neste Single Malt é proveniente de barris somente de primeiro ou mais usos.

105 leva este nome em homenagem à antiga metodologia imperial para medição de percentual de álcool no volume total de uma amostra hidroalcoólica. Neste caso, equivale à 60% ABV.

Single Malt Scotch Whisky, NAS, 60% Vol.
Região, Ballindalloch, Highland, Escócia.

Cor: dourado âmbar, natural dos barris
Aroma: adocicado da baunilha, amadeirado do carvalho e frutado.
Paladar: apimentado, baunilha, vínico do Xerez, amadeirado do carvalho e frutas cítricas. A partir da segunda degustação é mais fácil de perceber notas de baunilha, o cítrico e o amadeirado.
Finalização: média para longa.

Compraria novamente? Sim.
Onde encontrei? Internet e duty frees.
Preço: $$$$$

Recomenda? Sim. Adicionar um pouco de água trará uma nova experiência para o degustador.

Harmonização: Chocolates amargos, queijo Brie, tomate seco, carnes vermelhas assadas.

Nota final: +90

E aí, já experimentou este Whisky? Comenta abaixo!

#whiskydescomplicado

Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?

Whisky: Tipos de Whiskies