Whisky: Orígens

QUANDO O UÍSQUE FOI INVENTADO?


A origem do whisky contém muitas pistas sobre o que o whisky tem para oferecer e os sabores do whisky em todo o mundo.

A história do whisky começa com a descoberta do processo de destilação, que através da utilização de fervura e condensação alternadas, produz um produto alcoólico mais forte. A destilação foi usada pela primeira vez na Mesopotâmia já em 2.000 aC, tendo mais de 4.000 anos.


Post da Página Whisky Descomplicado, no Instagram.

O processo de destilação original tinha como base produzir uma água pura e sem contaminantes. Desta forma, esta água poderia ser utilizada como um medicamento, pois já eram conhecidos os efeitos do tempo e de microorganismos em algumas doenças e tratamentos, mesmo sendo realmente descobertos séculos adiante.

A destilação espalhou-se lentamente pela Grécia e depois pela Europa, onde o processo foi usado para destilar tudo, desde produtos aromáticos até água potável e bebidas alcoólicas.

A primeira vez que vemos o uísque surgindo foi no ano 1000 d.C., quando monges na Escócia, incapazes de fermentar bebidas alcoólicas a partir de uvas, começaram a fermentar mostos de grãos que seriam destilados para se tornarem os primeiros uísques. Na Itália se destilava o vinho, técnica encontrada em registros do século 13 (ano de 1232, aproximadamente).

É difcíl precisar em que país e ano o whisky foi inventado. Sabe-se que há registros de destilação de bebidas na Irlanda ainda no século 13, bem como na Escócia no mesmo século e no seguinte. Em 1405 há o registro do primeiro uso do termo whisky nos contos Irlandeses de Colnmacnoise (Irish Annals of Clonmacnoise) em que um dos chefes de um clã morreu após tomar ingerir uma excessiva quantidade de "aqua vitae" no Natal.

O uísque foi originalmente conhecido como aqua vitae, palavra latina para água da vida, que eventualmente ficou conhecido como uísque. Em 1494, já a esta altura a destilação do whisky na Escócia era plenamente comum e é evidenciado no registro do Exchequer Rolls de 1494, em que o rei Jaime IV da Escócia "concedeu uma grande quantidade de malte ao Frei John Cor para fazer aquavitae".

As destilarias tornaram-se bastante bem-sucedidas na Irlanda e na Escócia e, à medida que os europeus imigraram para os Estados Unidos, as destilarias vieram com eles.

No mundo a destilaria mais antiga licensiada para a destilação de whiskey é a Bushmills, (Old Bushmills Distillery) desde 1608 e localizada, então, na Irlanda do Norte.

Eventualmente, isso levou à proliferação de destilarias em Kentucky e Tennessee, que produzem alguns dos melhores bourbons, centeios e uísques do Tennessee do mundo.

Nos EUA a primeira destilaria comercial licensiada para a fabricação de whiskey foi a Evan Williams, no ano de 1783 em Louisville, Kentucky.

Nos próximos posts detalharei um pouco mais sobre os tipos de whiskies e suas peculiaridades.

Saúde amigos!

Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?

Whisky: Tipos de Whiskies