Whisky: Tipos de Whiskies

QUAIS SÃO OS DIFERENTES TIPOS DE UÍSQUE?

Existem muitos tipos diferentes de whisky, cada um com seus requisitos, ingredientes, estilos e sabores exclusivos. Aqui está uma pequena visão geral do que é cada tipo de whisky.

UÍSQUE BOURBON

Whiskey de Bourbon (Bourbon Whiskey) é um tipo de uísque exclusivamente americano. Existem várias coisas que fazem de um bourbon um bourbon, mas antes de mais nada, todo bourbon deve ser produzido nos Estados Unidos (aqui leia-se território dos EUA).

Deve conter pelo menos 51% de milho na sua receita, podendo variar em quantidade e tipo de grãos para o mosto a ser fermentado e destilado.

Sua destilação deve ser realizada em alambiques de cofre tipo "Coffey Still", que são os de produção seriada, não por lote único como os escoceses e irlandeses.

Necessita ter pelo menos 40% ABV de graduação alcoólica. É muito comum se encontrar a expressão "Proof" nos whiskies americanos e bourbons. Nada mais é do que a escala de medição do teor alcoólico. A dica para o cálculo é simples; basta encontrar o valor do "proof" e dividir por 2, para uma estimativa do ABV do whiskey degustado.

Deve passar por envelhecimento em barril de carvalho virgem. Geralmente utiliza-se o carvalho americano, devido maior disponibilidade. O barril tem que ser torrado (charr) e, pode ser, tostado. O efeito do charr é similar ao efeito da "torra" que se dá ao churrasco na grelha (aquela parte preta que fica na superfície da carne).
 

Algumas garrafas de excelentes Bourbon Whiskey.

Existe o estilo Kentucky Straight Bourbon, cujas regras são as mesmas que as anteriores, porém o tempo mínimo de maturação é de 6 anos em barris de carvalho americano virgens.

UÍSQUE DE CENTEIO

O whisky de centeio, ao contrário do whisky bourbon, não precisa ser produzido nos Estados Unidos da América. Na verdade, o whisky de centeio é muito popular no Canadá e também nos Estados Unidos. O uísque de centeio usa um mosto de pelo menos 51% de centeio. Isso dá ao centeio seu perfil de sabor picante e distinto que as pessoas adoram.

UÍSQUE DE TENNESSEE

O uísque do Tennessee é muito parecido com o uísque bourbon, exceto que o uísque do Tennessee deve ser produzido no estado do Tennessee. O whisky do Tennessee deve usar uma receita com pelo menos 51% de milho e também deve passar por um processo especial de filtragem em carvão de bordo que suaviza os sabores do whisky.

Um excelente exemplo deste tipo de whisky é o Jack Daniel's.


Carvão de bordo, obrigatório no processo de produção do Tennesse Whiskey.

UÍSQUE ESCOCÊS

A Escócia foi um dos primeiros lugares do mundo a produzir whisky.

Os uísques escoceses são tipicamente uísques de malte, o que significa que são feitos principalmente com cevada maltada no purê. Os whiskies escoceses também devem ser produzidos na Escócia e envelhecidos por um período mínimo de três anos também na Escócia. Seus barris para maturação devem ser de carvalho, podendo ser virgens ou de mais usos. Seu teor alcoólico mínimo é de 40%, depois de engarrafado.

Para isso existem as denominações, Single Malt, Blended Scotch e Blended Malt. No Single Malt Scotch Whisky o destilado proveniente é da fermentação da cevada maltada. Muitas destilarias maltam a cevada em suas instalações ou as compram de outros fabricantes de malte. O whisky precisa ser destilado somente em uma única destilaria e armazenado em barris de carvalho por tempo conforme a experiência da destilaria.

O Blended Scotch Whisky é feito de 1/3 de cevada maltada e de demais grãos. O processo é o mesmo para o Single Malt, porém a destilaria não é obrigada a informar a receita utilizada no seu whisky. Para o Blended Malt a regra é a mesma, porém o whisky destilado final só pode ser produzido de cevada maltada, sendo diversos Single Malts de destilarias distintas.
Uma amável seleção de Single Malts Scotch Whiskies de diversas destilarias. Percebe-se que o Single Malt é meu estilo favorito.

UÍSQUE IRLANDÊS

Jameson é o mais famoso dos uísques irlandeses em todo o mundo e, embora possam ser semelhantes ao escocês, são distintos. O whisky irlandês, também conhecido como whisky gaélico, é feito com cevada (normalmente não maltada). Isto dá ao whisky irlandês a sua suavidade e remove um pouco do defumado pelo qual o whisky escocês é famoso.

Assim como os escoceses, sua destilação deve ser realizada em alambiques de cobre no formato de Pot Still. Sua destilação é realizada por lote de produção.

Whiskies irlandeses passam por três destilações, enquanto os escoceses por somente duas.

UÍSQUE JAPONÊS

O uísque japonês é um recém-chegado ao mundo global do uísque e é escrito sem o “e”, assim como o uísque escocês. O whisky japonês é basedo no Scotch, utilizando principalmente cevada maltada, muitas vezes importada da Escócia.

Matsui The Tottori Blended Japanese Whisky é um exemplo de uísque japonês e de mistura de grãos.

O uísque japonês usa o mesmo método de destilação do uísque escocês e depois é envelhecido em carvalho american, mizunara ou barris de xerez, que dão ao uísque japonês seus sabores únicos, como frutas cítricas e incenso.

Gostou do post? Nos próximos explicarei um pouco mais como funciona o processo de fabricação dos whiskies ao redor do mundo.

Saúde amigos!





Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?