#wd113 - Ballantine's Finest

Ballantine's Finest Blended Scotch Whisky, um whisky de entrada simples e agradável. 

Sua história começa no início do século 19, com o jovem George. Com somente 19 anos, George Ballantine aprendeu a ser um comerciante e logo abriu seu próprio mercadinho, em Edimburgo. Começou a se especializar em vinhos, envelhecimento de destilados e criar blends de whiskies, por volta de 1830. Em seguida, anos mais tarde, foi um dos pioneiros no desenvolvimento do delivery de produtos, muito antes das atuais tecnologias de e-commerce e dos famosos apps. Antes mesmo do fim do mesmo século, começou a exportar seu produto, os blends criados, e a sua marca passou a se tornar mundialmente conhecida.

Os whiskies da Ballantine's são muito conhecidos e consumidos nas Américas. Justamente por serem whiskies de boa qualidade, são um dos 5 mais vendidos no mundo todo. O Finest é o campeão de vendas da marca. Sua garrafa quadradinha é um ícone no mundo dos destilados. Segundo a destilaria conta, a origem dela foi inspirada pela Proibição nos EUA. Como não era possível comercializar whiskies nesta época, ela foi idealizada de forma retangular e fina para que coubesse nas maletas dos vendedores. Dessa forma, os vendedores ilegais conseguiram despistar muitos policiais de suas vistas!
Da mesma forma que para outros Blends, esta composição também tem, como principal base, maltes provenientes da Miltonduff, Glentauchers e Glenburgie. A receita do Finest foi elaborada há mais de cem anos, em 1910, e continua a mesma até hoje! O atual master blender responsável pela qualidade e longevidade desta receita é Sandy Hislop, experientíssimo e com muito conhecimento no mundo dos whiskies.

É um whisky muito suave, adocicado e com boa presença de mel. Facilmente agrada a todos que o degustam. Para o degustador mais experiente, por ter um sabor muito leve, não apresenta grandes surpresas.

Blended Scotch Whisky, NAS, 40 %Vol.
Região, Dumbarton, Lowland, Escócia.

Cor: dourado, presença de caramelo pode indicar corante na composição.
Aroma: doce, mel, caramelo.
Paladar: doce e caramelo, leve queimado, mel, levíssima baunilha. Após a segunda degustação sente-se presença maior do doce e mel.
Finalização: curta.

Compraria novamente? Não.
Onde encontrei? Grandes mercados, Internet, site da Pernod Ricard.
Preço: $$

Recomenda? Se você gosta de Blends, este é um bom e justo, sem muitas surpresas.

Harmonização: Queijos não-defumados, amendoim, azeitonas, chocolate meio-amargo.

Nota final: +70

E aí, já experimentou este Whisky? Comenta abaixo!

#whiskydescomplicado 

Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?

Whisky: Tipos de Whiskies