#wd015 - Acqua Vitae: Regiões Produtoras

"Acqua Vitae" ou a água da vida, que depois da tradução do gaélico, Whisky, surgiu na Escócia no século XV, com os monges. Depois de ter passado do seu uso medicinal, por restrições legais de comercialização, e por sua evolução industrial (sobre tudo isso será postado futuramente), foi aprimorado e especializado na sua terra natal.

A Escócia, maior produtor de Single Malts do mundo, especializou-se tanto nesta bebida que regionalizou sua produção. Esta produção por regiões, caracterizada pelas condições geográficas e climáticas de cada uma delas, proporciona ao apreciador entender quais as características de cada destilado pelas informações mostradas nas embalagens e garrafas de cada destilaria. (Prometo que descomplico as informações mais importantes das garrafas de um uísque mais pra frente).
São 6 regiões produtoras de uísque na Escócia; Lowland (em que estão  Glasgow e Edimburgo localizadas e o Museu do Whisky), Highlands (terras do filme Highlander), Speyside (local da série Outlander), Islands (das ilhas Órcades e terra dos vikings), Islay e Campbeltown.

Cada região tem uísques característicos. De doces e suaves aos turfados e defumados. Speyside é a região com maior número de destilarias (88 ao longo do Rio Spey) e Campbeltown é a de menor número de destilarias (só três em atividade).

Nos próximos posts vou me dedicar a escrever mais sobre cada região escocesa produtora de uísques, suas características e diversos temas. Quero te trazer nesta viagem do mundo do uísque e compartilhar um pouco sobre esse país!

Ah, em gaélico, Sláinte mhath! (Slântche va)

Saúde!

#whiskydescomplicado 

Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?

Whisky: Tipos de Whiskies