#wd098 -Johnnie Walker Blue Label

Johnnie Walker Blue Label, como descrevê-lo em uma única palavra? Desejo? Status? Ostentação? Eu descreveria; polêmico.

Até 5 anos atrás, havia sido o melhor whisky que eu já havia degustado. E não há nada de mal em dizer isso, pois, na minha avaliação, é um Blend de alta qualidade. Por que descrevo como polêmico? Pelo preço final.

O preço cobrado, hoje em dia, pelos vendedores, é muito alto para o que o Blend entrega aos degustadores de mais longínqua jornada. Não digo que seja um whisky ruim, pelo contrário. Mas ainda falta um "quê" em sua formulação que não justifica o que é cobrado.

Então podemos entender que todos os Blends serão inferiores em qualidade que os Single Malts, e, portanto, deveriam ser mais baratos? O problema do alto preço está no marketing abusivo que foi feito sobre este whisky em si.

É um whisky de alta qualidade, em que é possível se perceber notas de whiskies jovens e mais amadurecidos, e, o conjunto da obra é muito bom. É composto de 40 whiskies de idade variada, sendo os mais amadurecidos, de até 50 anos de envelhecimento. Isso é o que a destilaria fala sobre ele, visto que sua fórmula é secreta e guardada há muitos anos.

É um Blend sem idade declarada, diferentemente do Aged 18 Years. Em sua formulação usa whiskies da Royal Lochnagar, a mesma que é o coração de outro Blend, o VAT69. Seus compostos são filtrados em água gelada e o whisky é graduado em 40% Vol. O Blue foi elaborado com a ideia de trazer ao degustador a experiência e sabor dos primeiros uísques da JW, provenientes lá do século 19.

É um whisky suave e complexo, de ligeiríssima defumação. É adocicado, frutado e constante no paladar.
Como curiosidade 1 em cada 10 barris da JW possui os requisitos mínimos para fazer parte do Blue Label. Blue Label é Azul, porque é a cor da British Royal House, em sua homenagem.

Blended Scotch Whisky, NAS, 40 %Vol.
Região, Kilmarnock, Lowland, Escócia.

Cor: dourado, presença de caramelo pode indicar corante na composição.
Aroma: leve defumado, doce, caramelo e mel.
Paladar: leve defumado, frutas secas, doce e caramelo, especiarias. Após a segunda degustação sentem-se maior presença do adocicado.
Finalização: média.

Compraria novamente? Dificilmente.
Onde encontrei? Internet, site da Diageo.
Preço: $$$$$$$$$

Recomenda? Se você tem condições financeiras, sim, pois é um blend de boa qualidade. Caso contrário, há outras opções da Diageo e da própria JW, como o Green Label.

Harmonização: Queijos amarelos, chocolates em geral, carnes vermelhas assadas.

Nota final: +80

E aí, já experimentou este Whisky? Comenta abaixo!

Se você já conhece este whisky, que tal experimentar o JW Green Label?

#whiskydescomplicado 

Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?

Whisky: Tipos de Whiskies