#wd120 - Whiskies e Tipos de Queijos

Quem é o mais lembrado na harmonização com queijo? Sim, ele, o vinho. E de onde vem esta prática? Da França e de suas vinícolas. Segundo os franceses, seu lema era; "para vender vinhos, sirva queijo"! Pensando assim, é possível servir um queijinho para degustar um bom whisky? Entender um pouco mais sobre os queijos vai nos ajudar a responder esta pergunta.

No último post escrevi sobre a divisão dos queijos em categorias. Aqui escrevo um pouco sobre eles.

Queijos azuis; os famosos são o Gorgonzola e Roquefort, mas existem os Azuis também. São os queijos de sabor forte e marcante, devido sua intensidade gerada pelos fungos, textura macia e quebradiça. Os whiskies finalizados em barris que contiveram vinhos fortificados como Porto, Sauternes e Madeira são os mais indicados, buscando o equilíbrio entre eles. O álcool presente no whisky também pode auxiliar na harmonização, pois sua tendência é apresentar uma sensação adocicada na experiência. Não recomendo harmonizar com whiskies turfados, pois o efeito foi contrário ao desejado.

Queijos frescos; tanto os tipo feta como os brasileiros, geralmente tem cor branca, pouca gordura e tendência de sabor salgado. É o mais sensível para harmonizações, pois são muito afetados pelo teor alcoólico dos whiskies. A indicação é buscar um whisky com maior acidez e menor influência vínica dos taninos. Um speysider mais jovem e sem muita influência de barril é uma boa parceria para este tipo de queijo.

Queijos curados; tem acidez acentuada, pouca gordura e são secos. Os mais jovens tem uma tendência a serem mais picantes, enquanto os mais maturados tendem a suavizar esta característica. Um Bourbon ou um outro whisky picante, como um japonês por exemplo, pode não trazer uma boa experiência. Um bom whisky de notas cítricas, tanto um Speyside quanto um Highland é uma boa pedida para harmonizar com estes queijos. 

Pois bem, tudo muito detalhado e informativo, mas, e na hora de servir? Quais as boas práticas? Numa degustação com mais pessoas, ou mesmo sozinho em momentos especiais, creio que seja interessante buscar whiskies de sabores diferentes, saboreando o queijo e os whiskies e fazendo suas anotações ao longo da degustação. Se for harmonizar somente queijo, calculo em torno de 200 g de queijo por pessoa. Torradas e pães, bem como frutas, podem ajudar na limpeza do paladar e aprimorar a experiência com o bom e velho queijinho. Ah, e não esqueça de beber água, claro!

No próximo post escrevo mais sobre outros tipos de queijos! E para você, qual a harmonização perfeita entre Whisky e Queijo?

Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?

Whisky: Tipos de Whiskies