#wd123 - Glenfiddich Pure Malt

Glenfiddich Pure Malt, um clássico de Speyside da destilaria de William Grant. Originado há mais de 50 anos, é um dos primeiros Single Malts a serem produzidos em escala industrial.

A Glenfiddich sempre produziu Blends de ótima qualidade para o mercado. Porém, a mudança de estratégia para Single Malts foi um pouco forçosa. Em meados de 1960 os filhos de William Grant foram afetados pela falta de fornecimento de uísques feitos de grãos, e, a partir daí, passaram a produzir Single Malts para venda. Foram então criadas as linhas Pure Malt, Special Reserve e 8 anos. Em 1964 a destilaria vendia não mais do que 4 mil garrafas por ano destas versões. 10 anos mais tarde, já vendia mais de 120 mil garrafas, tornando-se a maior produtora de Single Malts do mundo!

O Pure Malt que reviso neste post foi produzido em 1970 e foi destinado ao mercado estadunidense, conforme é possível verificar nas informações do rótulo da mesma. Já na frente da garrafa é possível ler a descrição 86º US Proof, demonstrando rigoroso cumprimento da legislação norte-americana.

Algo que chama a atenção para os profissionais da área de exatas como este que vos escreve, é a preocupação da destilaria em demonstrar o critério utilizado para a demonstração de exatidão do percentual de álcool na bebida. É possível ler a informação "43ºGay-Lussac", ou seja, 43% de álcool ABV, conforme esta escala.
Gay-Lussac foi um físico e químico francês que contribuiu na formulação das leis dos gases, bem como na lei volumétrica. Com base na sua tese, publicada em 1808, foi criada a escala Gay-Lussac que demonstra quantos ml de álcool absoluto existem em 100 ml da mistura hidroalcoólica.

Este whisky não tem idade declarada, o que não é muito comum nos whiskies apresentados pela Glenfiddich. Estimo que este deva ser envelhecido por aproximadamente 8 anos.

Single Malt, NAS, 43%Vol. com filtragem gelada.
Região, Speyside, Escócia.
Whisky leve, não defumado, um pouco ríspido no paladar, com bastante presença ao longo da degustação.
Envelhecido em barris de carvalho americano de primeiro e segundo uso, e em barris que contiveram vinho Xerez.

Cor: leve dourado, natural do barril, sem adição de xarope de caramelo.
Aroma: malte, baunilha, maçã verde, toffee.
Paladar: cítrico, baunilha leve presença, maçã verde, pêra, toffee. Após a segunda degustação, o sabor cítrico da maçã se prolonga a cada nova degustação. Também é possível sentir o ríspido de um destilado envelhecido por menos tempo, quando o comparamos com o atual 12 anos.
Finalização: curta para média.

Compraria novamente? Sim.
Onde encontrei? Uma raridade apresentada pelo meu amigo ....
Preço: $$$$$$

Recomenda? Para ter na coleção é uma edição que não se encontra mais facilmente. É um whisky mais complexo que os atuais.

Harmonização: Chocolates não muito doces, salames não apimentados, queijos semimoles ou duros.

Nota final: +80

E aí, já experimentou essa iguaria? Comenta abaixo!

Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?

Whisky: Tipos de Whiskies