Balvenie The Creation of a Classic - A história da vídeo chamada no aeroporto.

Balvenie The Creation of a Classic

Querido leitor, sabe aquele momento em que você procura algo e não encontra, mas acaba adquirindo outra coisa em troca e a sensação é de gratidão por ter recebido algo melhor do que o esperado? Pois bem, para mim esta garrafa do The Creation of a Classic foi algo que aconteceu exatamente desta forma. Conto-vos, minha história.

Durante um dia atarefado de trabalho aleatório, fui supreendido por uma ligação telefônica do meu irmão. Ele estava em viagem para o Panamá e, já em regresso para o Brasil, aguardava seu vôo no aeroporto da Cidade do Panamá. Para quem já teve o privilégio de passar por lá, sabe que estou falando de um Duty Free Aeroporto, porque mais parece um grande shopping do que um aeroporto.

Nestas andanças ele havia me perguntado se eu queria algum whisky do Duty Free. Pensei e respondi que "era óbvio que sim!" e pedi para ele buscar um whisky específico para mim, que era o Caol Ila 12 Anos. Em questão de horas, devido nossa tecnologia atual, meu irmão vasculhou cada centímetro do aeroporto para encontrar o bendito Single Malt e não conseguir achar!

Lá pelas tantas, próximo ao horário de decolagem do vôo, ele me liga e faz uma ligação de vídeo. Eu estava no meio de uma auditoria online com um cliente, e, por coincidência o mesmo pediu para fazermos uma pausa habitual. Neste momento, durante a chamada de vídeo, meu irmão passou a câmera do celular pela série de whiskies distintos que havia na loja do Duty Free.

Pela qualidade e, em alguns casos pelo preço inacessível ainda para mim, fui recusando uma série de whiskies que ele pegava na mão e aproximava a garrafa da câmera. Foi quando, quase desligando a ligação, ele encontrou uma garrafa no catinho inferior da prateleira, uma embalagem bonita e chamativa, mas posicionada no local errado da prateleira na loja. E foi assim que eu descobri o Balvenie The Creation of a Classic.

The Creation of a Classic tem este nome em homenagem ao whisky criado em 1982, e o conceito de marriage. É um exemplar da fisolosifa da Balvenie, a busca por um destilado refinado e o tratamento dado para sua maturação. Seu objetivo é produzir um destilado complexo, porém fácil de degustar. Com isso em mente, criou o processo de "marriage", o casamento, uma montagem de whiskies em período de maturação que passam por diversos barris com conteúdos e qualidades distintas. Esta montagem final, permite um equilíbrio ao destilado, bem como uma adição complexa de aromas e sabores.

Esta versão é um NAS (no-aged statement), não tem idade declarada. Mesmo sendo um whisky bastante jovem, é interessantemente complexo. Maturado em barris de carvalho americano, finalizado em barris de carvalho que continham vinho ex-Xerez, os famosos "Sherry Casks".

Tem aroma leve e complexo, que remete a canela e cravo. As notas de baunilha e caramelo são facilmente identificadas.

De paladar vínico, adocicado, ligeiramente apimentado e, em função do vinho em que foi finalizado. O gengibre também é presente, bem como o caramelo e baunilha, provenientes do alto cuidado com a qualidade do barril de carvalho americano.

Finalização curta, mas muito prazerosa. Tem um amargo no final, mas nada que venha a incomodar ao longo de uma degustação mais prolongada. Não que eu me lembre!

Sim, meu irmão trouxe na bagagem de mão, junto com alguns runs envlhecidos que havia comprado. Não teve problemas para passar pela aduana, visto que não passava da cota permitida para importações quando adquirida em viagem.

E depois o degustamos em família. Realmente, foi a Criação de um Momento Clássico, o propósito para qual foi criado este Single Malt.

Saúde amigos,

Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?

Whisky: Tipos de Whiskies