Whisky: Como é Feito?

COMO É FEITO O UÍSQUE?

O processo do whisky é longo e complexo, mas que nos leva de simples grãos a uma das melhores bebidas do mundo. Descrevo aqui uma visão interna simplificada de cada etapa do processo, uma por uma.

ESCOLHER E FERMENTAR OS GRÃOS

Todo grande whisky começa com diferentes tipos de grãos como trigo, cevada, milho e centeio, que são cuidadosamente selecionados e combinados em proporções precisas para criar o mosto fermentado, a receita dos grãos.
Esses grãos devem então ser amassados e triturados ​​​​para liberar os açúcares, o que é feito moendo os grãos e combinando-os com água quente em um tanque e depois mexendo e misturando. Depois que os grãos liberarem seus açúcares e a mistura engrossar, ela estará pronta para a fermentação. Este processo é conhecido como mostação.

O whisky escocês passa pelo processo de maltagem da cevada, um tipo distinto de mostação. Maltagem consiste em misturar os grãos de cevada ainda não triturada com água morna, e homogeinizar os grãos encharcados durante certo tempo. Este processo é feito antes pouco antes da germinação do grão, e tem como objetivo extrair o máximo de açúcares da cevada.

Em um tanque de fermentação, o fermento é introduzido no mosto, que depois fermenta por alguns dias antes de estar pronto para prosseguir. O processo de fermentação depende da cepa de levedura e dos grãos utilizados.

Após o término do período de fermentação, o destilador apresenta um líquido semelhante a cerveja entre 7-10% ABV, muitas vezes referido como cerveja de destilador.

O PROCESSO DE DESTILAÇÃO

Agora o mosto de grãos fermentado ou cerveja destilada está pronto para o processo de destilação. O processo de destilação é usado para aumentar o volume de álcool do mosto fermentado. Existem alguns métodos de destilação diferentes, mas todos se baseiam na evaporação e condensação de líquidos para remover impurezas e itens indesejados.

DESTILAÇÃO EM POT STILL

A destilação em pot still ainda é um dos métodos populares de produção de uísque para uísques de malte, que são uísques feitos com cevada maltada. O processo de maltagem substitui o processo de mosturação dos whiskies maltados. Mas os Bourbons e outros whiskies de grãos não passam por destilação em pot stills.
Na sequência, a cerveja do destilador é colocada num alambique, uma grande panela de metal, onde é aquecida até ferver. Como o álcool tem ponto de ebulição mais baixo que a água, ele evapora rapidamente, e os gases que saem da cerveja do destilador em ebulição sobem para um tubo que leva esse gás para o segundo alambique, onde é condensado novamente em líquido.

O líquido resultante, denominado de Low-Wines, sai com cerca de 20% ABV do destilador primário. Então o processo é repetido mais uma ou duas vezes para chegar a um produto final que normalmente tem cerca de 60-70% ABV.

DESTILAÇÃO EM COLUNA

A destilação em coluna é o outro processo de destilação comum para uísques e é o principal processo para uísques de grãos como bourbon, centeio e uísques de milho. Ao contrário dos alambiques que precisam passar por um processo em lote, os alambiques de coluna trabalham continuamente até o produto final.

O mosto do destilador é alimentado no alambique de coluna, onde é aquecido com vapor de água quente, o que faz com que os vapores do álcool subam pela coluna. À medida que o vapor sobe, ele atinge repetidamente placas metálicas alternadas na coluna, que condensam os vapores.

Em seguida, o vapor ascendente, que ainda está sendo alimentado pela coluna, aquece novamente o líquido, à medida que ele condensa e evapora constantemente ao longo da coluna, onde eventualmente chega a um tubo que o conecta ao condensador que deixa a bebida destilada final.

Os alambiques de coluna são capazes de atingir porcentagens de destilação muito altas, chegando a 95%, embora, ao destilar álcool para consumo, geralmente não sejam ajustados para atingir esse valor.

O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DO UÍSQUE

Após a conclusão da destilação, entra em ação a etapa mais longa do processo: o envelhecimento. Grande parte da cor, sabor e aroma do whisky vem do processo de envelhecimento, e não do processo de destilação.
O processo de envelhecimento é onde estão localizadas muitas das regras e regulamentos que cercam as diferentes designações de whisky. Para bourbon, centeio e outros uísques americanos, as regras estipulam o uso de barris de carvalho novos (vrigens) e carbonizados (torrados) para o processo de envelhecimento.

Em outros países e estilos, diferentes destiladores podem utilizar diferentes madeiras e barris que foram anteriormente utilizados para outros fins, a fim de criar perfis de sabores e aromas distintos para seus próprios gostos.

Durante o processo de envelhecimento, a madeira é porosa e transmite seus perfis de sabor, terpenos e óleos ao líquido, conferindo-lhe cor e sabor.

O PROCESSO DE ENGARRAFAMENTO DO WHISKY

A partir daí, seu whisky preferido é engarrafado com pelo menos 40% ABV e lacrado para consumo posterior. Dependendo do destilador e da tiragem do whisky, vários barris são normalmente combinados num só engarrafamento.

Se apenas um único barril for usado em uma garrafa, ele será rotulado como single barrel ou single cask whisky.

No próximo post explicarei um pouco mais sobre finalização (cask finish) dos principais tipos de whiskies produzidos no mundo.

Saúde amigos!

Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?

Whisky: Tipos de Whiskies