Reserva Andalucía e a March / Leyton House: Elas tem algo em comum?

 Glencadam Reserva Andalucía

O Reserva Andalucía é um Single Malt Scotch Whisky sem idade declarada, finalizado em barris que contiveram o vinho Xerez Oloroso. Produzido pela destilaria Glencadam, faz parte de seu core range neste momento.

Não só pela cor da bonita embalagem deste destilado, mas pela força que este destilado, é o que me permito comparar este belo whisky com uma equipe da fórmula 1, da década de 80/90; a March / Leyton House, que era equipada com fortes motores da Judd.

Glencadam Reserva Andalucía, ao lado de seu companheiro de equipe Maurício Gugelmin, na March-Judd de 1988.

A pequena e desconhecida March fez história na Fórmula 1 no final da década de 80, após mais de dez anos sem apresentar carros em seu nome. Fez algumas graças em alguns Grandes Prêmios e contou com importantes nomes do automobilismo mundial, incluindo a um brasileiro, Maurício Gugelmin.

A March, que depois viria a se chamar Leyton House, conseguiu poucos pontos nos campeonatos entre 1987 e 1992, a grande maioria deles com o notável italiano Ivan Capelli. Era uma pequena equipe, que contava originalmente com somente 19 integrantes, e isso já considerando a namorada do Ivan e o pai dele (imagine!).

Sempre foi impulsionada pelos motores Judd, V8 da época. Foi um dos poucos carros a liderar corridas, mesmo não sendo turbinado. Os potentes motores, muitos anos depois, em 2005 equipavam o carro de outro brasileiro, Tomas Erdos, que em 2005 venceu as 24 horas de Le Mans pela categoria LMP2.

Tudo isso para explicar a associação com a Glencadam. Uma pequena destilaria, fundada em 1825 e que contou com muitas paradas produtivas ao longo de sua jornada. Recentemente me parece que foi equipada com "bons motores turbinados", pois recentemente venceu prêmios de melhores whiskies do mundo, com seu Reserva PX.

O Reserva Andalucía não é para menos. É um Single Malt Scotch Whisky sem idade declarada, não-turfado, e que foi finalizado em barris Sherry Oloroso. Por se tratar de ser um ex-vinho, traz notas frutadas e viníficas (se é que existe essa palavra) bastante fáceis de serem percebidas durante a degustação. Também traz aquela pimentinha gostosa na boca, pelo menos dos fãs de pimenta.

Seus pontos fortes são a complexidade de sabor para um uísque tão jovem. Bastante harmônico, nada ríspido, sem apresentar aquela "pancada" alcoólica inicial. Esta potência de sabor é entendida como frutas secas, ameixa, uva passa, poucos taninos de um vinho tipo branco, adocicado que lebra a açúcar mascavo.

No olfato traz as frutas e algo relacionado a caramelo. Tem uma distinção pequena entre olfato e palato, o que é bom para um whisky jovem. Tem 46% de ABV e não passa por filtragem gelada, o que explica a entrega de sabor. Também não recebe corante de caramelo em sua formulação.

É um whisky casado de vários barris, com finalização em butts de Sherry Oloroso. Muito provavelmente são utilizados barris de vários usos, mas isso não desconfigura ou desqualifica o trabalho potente trazido neste whisky.

Se você procura por um whisky ex-Xerez de complexidade, agradável a todos os paladares e de baixo custo, esta é uma das opções.

Se você já experimentou ou gostaria de experimentar este uísque, deixa seu comentário abaixo. É sempre bom ler a sua opinião, querido seguidor!

Saúde,

Comentários

Posts Mais Visualizados

Whisky Explicado: O que é whisky ? O mínimo que você deve saber!

#wd013 - O Que Fazer Com Garrafas Vazias?

Whisky: Tipos de Whiskies